quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Eu tava vendo aquele "Filme Falado" do Caetano e num dado momento surgiu essa música.
Noel Rosa Último desejo

Obs: Com este samba, Noel despediu-se de Ceci. Toda a amargura provocada pelo amor fracassado aparece nesta obra tão endereçada à ‘‘dama do cabaré'' que ele pediu ao parceiro ‘Vadico' que entregasse a letra a ela. Segundo contou Ceci ao jornalista, crítico e historiador Ary Vasconcelos, numa entrevista para a revista ‘Fairplay', ela recebeu a letra junto com a notícia da morte de Noel Rosa. João Máximo e Carlos Didier contam que,ao entregar a letra, Vadico comentou: ‘‘Acho que ele te castiga umpouco neste samba, Ceci.'' É provável que Ceci tenha-se sentidocastigada, mas Noel contribui, sem dúvida, para mais uma obra-primada música popular brasileira.Este clássico de Noel alimentou, durante muitos anos,a rivalidade entre as cantoras Araci de Almeida e Marília Batista,ambas defendendo a posição de intérprete preferida de NoelRosa. Segundo Marília Batista, a verdadeira versão de Último Desejoé a gravada por ela e não a de Araci, gravada em 1937, quando ocompositor ainda vivia. Marília dizia ter aprendido a música com opróprio Noel e, além disso, a sua versão coincide com a partitura que o autor ditou para que Vadico escrevesse. A verdade, porém, é que a música foi consagrada na versão apresentada por Araci de Almeida.

(De: Noel Rosa)

Nosso amor que eu não esqueço,
e que teve o seu começo
Numa festa de São João

Morre hoje sem foguete,
sem retrato e sem bilhete,
sem luar, sem violão

Perto de você me calo,
tudo penso e nada falo
Tenho medo de chorar

Nunca mais quero o seu beijo
mas meu último desejo
você não pode negar

Se alguma pessoa amiga
pedir que você lhe diga
Se você me quer ou não,

diga que você me adora
Que você lamenta e chora
a nossa separação

às pessoas que eu detesto,
diga sempre que eu não presto
Que meu lar é o botequim,

que eu arruinei sua vida
Que eu não mereço a comida
que você pagou pra mim.

Nenhum comentário: